Peritos Contabilistas
Somos das mais antigas e experientes empresas de Contabilidade, Consultoria e Auditoria em Angola.
Audiconta, audiconta, angola, consultores, contabilistas, contabilidade, auditoria, leis, legislação, impostos, tax, auditores, auditoria, ordem dos contabilista, peritos, contabilistas associados, diario, diário, república, republica, Angola, Luanda, dinheiro, negócios, investimento, privado, investimento público, clientes referência, planeamento, planeamento fiscal, fomento, empresarial, empresas, empresários, consultoria, recursos humanos, força de trabalho, AGT, administração geral tributária, gestão, negociação, estudos de mercado, mercado angolano, banca, viabilidade, projectos de viabilidade económica, reestruturação de empresas, assessoria fiscal, assessoria financeira, peritagem, peritagem económica, economia, avaliação patrimonial, reavaliação, processamento de salários
15380
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15380,bridge-core-2.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-19.2.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 
Serviços

Peritos Contabilistas

Assessoria Fiscal

A assessoria fiscal tem por objetivo a apuração de impostos, o registo de livros fiscais e a apresentação de informações exigidas no âmbito da lei tributária.

Com capacidade técnica na execução de serviços para apuração de impostos, oferecemos aos nossos clientes tranquilidade relativa aos aspectos de natureza legal, através da execução de todos os procedimentos de registro e elaboração das guias, da análise das operações dos clientes e indicação de todas as possibilidades, incluindo as vantagens e desvantagens, de enquadramento em cada uma das modalidades de tributação.

Realizamos todos os procedimentos para dar cumprimento às exigências legais, através dos seguintes serviços:

  • Organização e lançamento de notas fiscais de entradas e saídas;
  • Apuração de impostos a pagar;
  • Elaboração de guias para pagamentos de impostos;
  • Autorização para emissão de notas fiscais;
  • Registo dos livros nos órgãos competentes;
  • Lançamento dos documentos nos respectivos livros fiscais;

Contabilidade

A contabilidade tem por finalidade registrar e demonstrar a alteração do património da empresa, além das suas finalidades fiscais. Ao demonstrar a mutação do património, o empresário, o contabilista e outros profissionais da área financeira e administrativa têm condições de avaliar a evolução da empresa.

Com tradição, experiência, atualização e capacidade técnica na execução de serviços contabilisticos com enfoque nos aspetos fiscais, a Audiconta também executa contabilidade vocacionada para os aspetos da gestão empresarial, proporcionando relatórios com informações para a tomada de decisões, planejamento contabilístico e tributário, auxiliando com as principais rotinas:

  • Preparação e classificação de documentos;
  • Conciliação e encerramento de contas;
  • Balancetes periódicos;
  • Balanços;
  • Contabilidade totalmente integrada com os departamentos Fiscal e Pessoal;
  • Emissão e autenticação dos livros fiscais.

Auditoria

Os serviços de auditoria da Audiconta Angola contribuem para oferecer credibilidade às demonstrações financeiras da sua organização, permitindo que investidores, acionistas e todos os agentes de mercado reconheçam o valor real da sua empresa e propiciem maior solidez ao ambiente de negócios.

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, do sistema financeiro, dos registos, das transações e das operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por auditores credenciados, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos dados e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controlo interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo dos seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:

  • auditoria financeira;
  • auditoria de cumprimento;
  • auditoria operacional;
AUDITORIA FINANCEIRA

No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo.

O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceites.

AUDITORIA DE CUMPRIMENTO

A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames, daí sua importância para diferentes usuários e objetivos.

A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.

AUDITORIA OPERACIONAL

A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, dos recursos técnicos e do desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão a alcançar seus objetivos.

Peritagem Económica e Financeira

Uma peritagem contabilística ocorre sempre que os factos sobre os quais se requer a opinião do perito exigem o conhecimento profundo de contabilidade e matérias afins.

A peritagem fiscal é desenvolvida para emitir opinião que ajude a dirimir contencioso fiscal, pelo que se exige a intervenção de peritos com conhecimentos profundos e experiência em fiscalidade.

A Audiconta Angola, fruto do profundo conhecimento das leis tributárias e contabilísticas de Angola, possui profissionais experientes e qualificados, reconhecidos nacional e internacionalmente pelas suas aptidões ao nível das peritagens contabilísticas e fiscais.

Reavaliação Económica e Avaliação Patrimonial

A evolução económica no mundo globalizado acabou confirmando na prática que o valor de uma empresa vai muito além da mensuração seu balanço contabilístico, ou mesmo de uma avaliação patrimonial. Para que possamos encontrar o valor real de uma empresa é necessário que sejam considerados valores intangíveis, geralmente associados ao potencial de sucesso de uma organização.

As avaliações de empresas têm sido realizadas ao longo do tempo pelas mais variadas razões, mas, em especial nos processos que envolvem aquisições e ou reestruturações societárias através de incorporação, fusão ou cisão, onde para efeitos de negociação são feitas as avaliações das companhias a preços de mercado, independentemente dos valores registados contabilisticamente.

A avaliação de uma empresa depende inicialmente daquilo que está refletido no seu balanço, que significa o equilíbrio das contas de bens e direitos, versus as suas obrigações. No balanço figura o ativo, que é tudo que a empresa possui e o passivo, que é tudo que a empresa deve.

As técnicas de avaliação mais utilizadas no mercado são as que levam em conta a mais-valia dos ativos, ou resultados projetados (fluxos de caixas), visto que normalmente os valores lançados nos balanços são históricos, não refletindo os valores de mercado das companhias.

Nestas avaliações, a contabilidade assume grande importância, pois os potenciais investidores acostumaram-se a avaliar o desempenho das organizações não apenas pelo potencial e oportunidades de mercado, mas também considerando a última linha do balanço (resultado).

A contabilidade permite assim tomar conhecimento de:

  • Avaliação de riscos e suas contingências;
  • Mensuração das contas a receber ou a pagar;
  • Avaliação dos ativos patrimoniais;
  • Mensuração das contingências passivas;
  • Avaliação das empresas a valor patrimonial;
  • Fornecimento de dados para projeções de resultados.

De forma geral, os motivos para avaliar uma empresa são:

  • Negociação no mercado;
  • Expansão dos negócios;
  • Dissolução de sociedade;
  • Apuração de haveres;
  • Avaliação do negócio para tomada de decisões;
  • Maximização de resultados.

Alguns dos fatores que influenciam o valor de uma empresa são:

  • Marca;
  • Ponto;
  • Ativos;
  • Produtos, Mercado, Margens e resultados;
  • Tecnologia e estrutura de capitais;
  • Capital intelectual.

Processamento de salários

O processamento de salários, embora pareça fácil não o é. Este serviço atribuído à gestão de pessoal requer um conhecimento muito profundo da Legislação do Trabalho, do Guia da Segurança Social, dos contratos colectivos de trabalho das actividades, etc.

Se fosse só a emissão do recibo toda a gente estaria habilitada para o fazer, mas não é assim. Sabe o que é o quadro de pessoal, quando e onde se entrega? Como se preenche, então e o Balanço Social, os Mapas e Guias da Segurança Social, o processo de inscrição de um novo funcionário?

Como se vê, o processamento de salários é muito mais que um simples recibo.